Seta Noticias

Nossa História < voltar

 

A história da Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro.

 

Ao final do seculo xix e ainda por várias décadas seguintes, eram os esportes aquáticos aqueles que mais empolgavam ao publico e aos jovens para a pratica do remo, da natação, do water-polo e dos saltos ornamentais.

 

Fundaram-se então no rio de janeiro e em niteroi os clubes de regatas, sendo os pioneiros o clube de regatas botafogo, fundado em 1894, o grupo de regatas gragoatá, o grupo de regatas icarahy e o club de regatas do flamengo, fundados em 1895.

 

Estes clubes faziam entre si árduas e nem sempre cordiais competições, existindo por esta razão a necessidade de um órgão controlador e organizador dos eventos esportivos, fato este que gerou a criação de uma entidade que teria aquela missão bem como ainda a de difundir, divulgar e promover o desenvolvimento dos esportes, dos clubes e dos atletas.

 

Assim, em 31 de julho de 1897 foi oficialmente fundada a união de regatas fluminense, ou seja, aquela que seria a dirigente dos esportes aquaticos nas cidades do rio de janeiro e de nictheroy*, tendo como seus fundadores originais aqueles quatro clubes.

 

Com a organização da união de regatas fluminense, os esportes aquaticos, mais ainda vieram a se desenvolver, em razão da fundação e da filiação de outros clubes, tais como: club de natação e regatas santa luzia, clube de regatas boqueirão do passeio, club de regatas vasco da gama, club de regatas guanabara, club de regatas são christovão, club internacional de regatas e sport club fluminense. Outros clubes se seguiram aos já citados e dentre estes se destacam o fluminense football club e o tijuca tennis club.

 

Posteriormente, em razão de divergencias entre as agremiações, ocorreu a cisão que determinou a formação e a existencia de dois órgãos dirigentes, cada um contando com parte dos filiados e, denominados como liga carioca de remo e federação aquatica do rio de janeiro (farj).

 

No ano de 1938, mais precisamente em 21 de fevereiro, todos os filiados de ambas as entidades, reuniram-se na séde do botafogo football club e deliberaram em princípio realizar a pacificação dos esportes aquaticos com a criação das liga de remo do rio de janeiro e a liga de natação do rio de janeiro.

 

Em 11 de abril deste mesmo ano, na séde da associação athletica da caixa economica, localizada na rua são jose, 38 sobrado, iniciavam-se as discussões para a redação dos estatutos de cada uma das novas federações. Em 18 de abril, no mesmo local, nos calorosos debates para a redação dos estatutos da liga de natação, atraves de votação foi equiparada aos clubes fundadores a associação athletica vera cruz, questão decidida pelo voto da filiada tijuca tennis club, por 7 x 6.

 

Uma semana após ou seja, em 22 de abril de 1938, já tendo sido discutidos todos os artigos do novo estatuto, foi lida a redação final e aceita por todos os presentes, ficando assim redigido o capitulo primeiro do estatuto da liga de natação do rio de janeiro:

 

 

topoir ao topo da página

Seta Noticias

Parceiros

Fina CDBA Water Planet Anyx Sistemas & Internet

Copyright C 2012 - FARJ Federaçao Aquatica do Estado do Rio de Janeiro

Rua Santa Luzia, nº 799 sala 203. CEP: 20030-041 - Centro
Telefones: (21)2262-5688 (21)97042-7446 (21)7895-6882